fbpx

O que caracteriza a frustração profissional? Saiba como lidar com ela

Voltar para BLOG DOCKHORN

O que caracteriza a frustração profissional? Saiba como lidar com ela

O trabalho é uma parte considerável da vida assim que você se torna profissional. Não só uma boa parcela da sua identidade é associada à sua ocupação, como esta preenche a maioria do seu dia. E, como você deve imaginar, não são todas as pessoas que se sentem satisfeitas onde estão hoje.

Praticamente todo mundo já passou por um período de frustração profissional, mesmo quem ama sua profissão. O mais importante não é evitá-la por completo, mas identificar quando ela ocorre e ter as ferramentas psicológicas para lidar com esse sentimento de forma saudável.

Quer entender melhor? Então, acompanhe.

O que é frustração profissional?

O nome em si é bem evidente. Trata-se de um sentimento de impotência, desapontamento, desânimo e/ou apatia em relação à própria carreira. E essa frustração pode vir associada a algum evento específico ou ser resultado de algum problema persistente.

Algumas das principais causas desse sentimento são:

  • falta de reconhecimento;
  • salário/compensação insuficiente;
  • excesso de trabalho e de pressão no dia a dia;
  • ambiente de trabalho tóxico;
  • falta de perspectiva de crescimento;
  • perfeccionismo;
  • carreira indesejada.

Como a gente pode ver, qualquer pessoa está sujeita a se sentir frustrada profissionalmente ao menos uma vez na vida. Por isso que o importante é saber como lidar quando a situação acontece.

Como lidar com a frustração profissional?

A forma como você reage a esse sentimento é o que determina se ele vai gerar consequências negativas ou não. Veja aqui alguns passos que vão te ajudar a responder a essa frustração.

Identifique a raiz da insatisfação

O primeiro passo para lidar com um sentimento negativo é entender sua causa. Reconhecer, por exemplo, que a causa da frustração é um salário muito baixo para sua função mostra que o melhor caminho é falar com a chefia e pedir uma remuneração maior.

Encontre atividades que tragam satisfação

Seja no trabalho, seja no dia a dia, é fundamental para a mente que as suas ações proporcionem realização e satisfação de algum modo. Isso pode vir por meio de uma mudança nas suas atividades diárias ou de hobbies e projetos fora do que você faz para ganhar dinheiro.

Busque melhores conexões com seus colegas

Conexão humana também é um fator importante na sua frustração profissional. Criar amizade com alguns colegas de trabalho constrói uma rede de apoio, o que reduz a pressão do ambiente de trabalho.

Considere mudar de carreira

Em última instância, talvez a sua profissão atual não seja adequada ao seu perfil. Nesse caso, pode ser uma boa ideia buscar uma orientação de carreira para avaliar outras opções enquanto trabalha. Nada te impede de começar algo novo em qualquer momento da sua vida.

Quais as consequências da frustração profissional?

Se você não conseguir lidar com esses sentimentos de forma saudável, eles podem se converter em sintomas físicos e psicológicos. Com maior frustração, também vem maior irritabilidade, apatia e perda de energia para outras atividades, o que vai prejudicar outros aspectos da sua vida.

Enfim, entender a frustração profissional é o primeiro passo para lidar com ela. Mesmo que esse sentimento não desapareça imediatamente, começar a refletir a respeito e considerar conversar com alguém são boas opções para te ajudar a superá-lo.

Quer mais ajuda para responder a essa frustração? Veja também o artigo sobre como superar o medo de mudar de carreira.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN