4 razões pelas quais você precisa evitar ao máximo a estafa mental
Já ouviu falar de estafa mental? Esse é o sentimento persistente, causado principalmente pelo excesso de afazeres e preocupações. Basicamente, é a sensação de esgotamento mental que dura um longo tempo.
Falta de motivação para fazer as coisas, cansaço excessivo, falhas de memória, raciocínio lento e irritação são os principais sinais de que uma pessoa pode estar nessa condição. Portanto, é preciso ficar alerta se eles estiverem presentes na sua vida.
Quer entender melhor o que é a estafa mental e por que é importante evitar ao máximo esse problema? Então, acompanhe este post e fique por dentro!
1. Gera esgotamento físico e mental
Você frequentemente tem a sensação de que o seu corpo e a sua mente não vão aguentar sequer mais uma tarefa no dia? Esse é um dos problemas causados pela estafa mental.
Esse esgotamento não apenas gera um maior cansaço no dia a dia, como também favorece o aumento do estresse, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar de uma pessoa.
2. Provoca alterações no sono
Apesar de haver esgotamento físico, é comum que o indivíduo passe a ter insônia ou mais dificuldade para pegar no sono. O contrário também pode ocorrer, quando a pessoa começa a dormir por mais tempo que o de costume.
Você tem sentido essas alterações no sono? A estafa mental é capaz de desenvolver esse problema, tanto pelo estresse causado, o que aumenta as chances de sentir insônia, quanto pelo esgotamento físico.
3. Diminui a paciência e a concentração nas atividades
Situações em que você ficou por um fio de explodir com alguém têm sido frequentes? O cansaço e o esgotamento mental também provocam essa diminuição da paciência e, inclusive, da concentração nas atividades.
Esse problema pode gerar uma queda na produtividade e no desempenho nas tarefas do dia a dia, trazendo prejuízos no trabalho, nos estudos, nas atividades cotidianas e até mesmo nas relações sociais.
4. Pode acarretar outros problemas psicológicos
A estafa mental leva a um aumento de estresse e, quando o problema dura um longo período, pode evoluir para uma Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). Além disso, a condição é capaz de interferir na saúde mental a ponto de acarretar Transtornos de Ansiedade e depressão, impactando a qualidade de vida do indivíduo e suas atividades do dia a dia.
É por esse motivo que é importante evitar chegar ao estado de esgotamento total. O ideal é dar atenção aos sinais que o seu corpo dá quando está próximo ao limite, como:
- aumento do estresse;
- dores no corpo e na cabeça;
- diminuição da energia;
- queda na concentração.
Ao notar a presença desses sinais, é fundamental realizar algumas mudanças de hábitos na sua rotina e, principalmente, buscar ajuda de profissionais especializados, como psicólogos e terapeutas.
A estafa mental pode se tornar um problema sério na vida de uma pessoa e, por isso, precisa ser prevenida. A psicoterapia é uma grande aliada nesses casos, pois ajuda a identificar o que está causando essas complicações e a encontrar saídas para melhorar a rotina.
Este post chamou a sua atenção? Então, para se aprofundar no assunto, conheça também os principais sinais de que você pode estar com cansaço emocional!
Deixe um comentário