fbpx

Como conciliar trabalho, lazer e descanso para ter uma vida equilibrada?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Como conciliar trabalho, lazer e descanso para ter uma vida equilibrada?

O ano de 2020 não foi fácil, e 2021 também não está dando muita trégua para a gente, não é mesmo? Além de todos os temores e as inseguranças em relação ao futuro, muitas pessoas têm encontrado dificuldades de equilibrar trabalho, lazer e descanso.

Esse dilema da vida moderna não é especialmente uma novidade. Porém, como temos vivenciado essas esferas da vida dentro de casa por conta das medidas de segurança sanitária, encontrar o balanço entre as atividades vem sendo um verdadeiro desafio.

Para você ter ideia da quantidade de pessoas no mesmo barco, uma pesquisa da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que 56% dos brasileiros enfrentam esse problema desde o início do distanciamento social.

Mas então é possível encontrar a estabilidade? O que se pode fazer para achar o ponto de equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso? Vou falar sobre isso por aqui, vem comigo!

Desafios de equilibrar trabalho, lazer e descanso na pandemia

Desde a declaração da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, o mundo do trabalho mudou e 76% dos profissionais com emprego formal passaram a exercer suas atividades de forma remota por aqui. Os dados são da 15ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que também traz outras informações interessantes.

Uma delas se refere aos três motivos que os entrevistados consideram como principais para a melhora do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional:

  • redução do estresse por causa da ausência de deslocamento;
  • mais tempo para conviver com a família;
  • menos contato com a pressão vivida no ambiente físico do trabalho.

Apesar disso, 26% dos que responderam à pesquisa dizem que sua qualidade de vida piorou desde a chegada da pandemia. É claro que muitos fatores além desses influenciam o nosso bem-estar, e cada pessoa sabe onde o sapato aperta, não é mesmo?

Mas, como prometi no início do post, quero trazer sugestões para quem não tem conseguido equilibrar as esferas da vida mesmo trabalhando em casa e não tendo contato com situações que causariam estresse (como o trânsito). Juntei tudo no próximo tópico.

Dicas de como conciliar trabalho, lazer e descanso

Primeiro, tente fugir da culpa. Já era natural ter dificuldades de separar esses âmbitos, muito por causa da pressão no trabalho por produtividade. Porém, o ser humano é múltiplo, e a felicidade plena só é alcançada quando essa diversidade de interesses é mantida e estimulada.

Dito isso, vamos às dicas para encontrar mais harmonia entre trabalho, lazer e descanso?

Monte uma rotina e procure segui-la à risca

O trabalho em home office costuma trazer mais satisfação às pessoas, que encontram mais tempo para dedicar à família e se veem até mais produtivas. Contudo, essa realidade requer organização e disciplina.

Sem estabelecer um plano diário, fica difícil dar conta de todas as tarefas profissionais e domésticas e, ainda, ter disposição para curtir algum hobby ou um programa com a família. A situação pode piorar, caso você tenha filhos e precise lidar com a volta às aulas ou com as obrigações escolares deles em casa também.

Aí não tem jeito: é preciso organizar a rotina de todo mundo. Mas é essencial que nesse planejamento estejam previstos momentos de puro lazer. Caso contrário, as responsabilidades do dia a dia acabam por nos engolir.

Ao definir horários para cada atividade, talvez seja interessante criar limites imaginários e simbólicos entre elas, para o seu cérebro entender que é hora de virar a chave. Por exemplo, se você ficava meia hora ou mais no trânsito voltando para casa, reserve esse momento do dia para praticar um exercício físico ou meditação.

Pode ser qualquer coisa que desligue você da ação anterior, até mesmo uma xícara de chá. O que vale é o pensamento “ok, depois disto não vou mais pensar em trabalho”.

Organize um ambiente exclusivo para trabalhar

Parte da dificuldade das pessoas em não conseguirem ser produtivas no trabalho é a falta do ambiente propício para isso. Com a baixa produtividade profissional, tendemos a nos culpar e a ocupar momentos da semana que poderiam — e deveriam — ser aproveitados apenas para o descanso e o lazer.

O acúmulo de tarefas vira uma bola de neve, e é mais fácil que a gente caia na tentação (ou na armadilha) de deixar de lado as questões pessoais para dar conta do trabalho. Para evitar que isso aconteça, organize um espaço na sua casa que seja único para trabalhar.

Não é preciso ter um cômodo extra, basta um cantinho em que você encontre paz e concentração. Monte um ambiente que respeite a sua ergonomia e facilite seu mergulho nas atividades.

Dedicando sua atenção à tarefa que está executando no momento presente, você se dispensa mais rápido das obrigações e tem mais tempo para curtir o descanso.

Cuide da sua saúde mental

Lembra que eu falei sobre as pessoas serem felizes quando equilibram seus interesses na vida? A pandemia nos colocou em situações desafiadoras para o nosso bem-estar como um todo, deixando a nossa mente enuviada e ruidosa, repleta de preocupações. Isso dificulta os momentos de lucidez, em que percebemos que é necessário pausar, se divertir e descansar.

Ora, o corpo físico e o mental formam uma unidade, não é? Então, se um deles não está bem, o outro também padecerá. O que quero dizer é que precisamos buscar estratégias para promover a fluidez dessa via de mão dupla.

Por exemplo, praticar exercícios físicos com regularidade. O movimento do corpo desencadeia reações químicas importantes, criando condições internas melhores para o nosso sistema nervoso — centro das nossas emoções — funcionar com plenitude.

Mas a via contrária também é essencial. Partindo de dentro para fora, a psicoterapia é um exemplo de tática para manter a saúde mental, especialmente no contexto de pandemia, que vem despertando em nós uma montanha-russa de sentimentos.

Algumas pessoas estão sentindo pela primeira vez quadros mais intensos de ansiedade, enquanto outras viram sua situação piorar. Para ambos os casos, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pode ser uma aliada valiosa para lidar com as emoções neste momento difícil, principalmente porque foca o presente mais que o passado do paciente.

Esse método é considerado padrão ouro nos tratamentos para Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Decidir se as obrigações profissionais vêm acima das necessidades pessoais é um dos desafios da vida moderna. Porém, só alcançamos a felicidade quando temos equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso. A terapia é uma ferramenta preciosa que nos ajuda a clarear a mente para estabelecermos prioridades e encontrarmos a estabilidade emocional.

Aliás, quer testar alguns métodos da TCC? Baixe nosso e-book gratuito “Técnicas de Terapia Cognitiva Comportamental para experimentar em casa” e aproveite!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN