Confira 5 maiores benefícios da meditação e saiba como praticar
Os estudos científicos sobre os benefícios da meditação, que é uma prática milenar, só começaram no ocidente nos anos 1970. O pioneiro foi o Dr. Herbert Benson, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Você sabia, por exemplo, que além de proporcionar clareza mental e equilíbrio emocional, meditar faz bem ao coração e ao sistema imunológico? Pois é! Costumamos separar corpo físico do mental, mas a verdade é que somos uma coisa só. Quando cuidamos de um, também cuidamos do outro.
Neste post, quero conversar com você sobre os benefícios da meditação e dar dicas de como praticar. Continue comigo para conferir!
Quais são os benefícios da meditação?
A seguir, entenda como a prática meditativa melhora a saúde e o bem-estar, muito além do que o senso comum acredita.
1. Controla quadros de ansiedade e depressão
Quem sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada ou depressão sabe como é difícil controlar o acúmulo de pensamentos destrutivos e emoções negativas. Ao voltarmos a atenção para a respiração, trazemos a consciência para o momento presente e, com o tempo, a mente se acalma.
No caso da ansiedade, há uma desregulação cerebral que mantém o corpo em estado de alerta, e a meditação faz com que essas reações sejam mais curtas ou menos intensas. Meditar também desenvolve a sua resiliência, fortalecendo seu cérebro e preparando você para receber melhor as adversidades do dia a dia.
2. Melhora a qualidade do sono
A ansiedade, a depressão e muitos outros fatores podem levar as pessoas a terem insônia crônica ou outros distúrbios do sono. A mente agitada não permite o repouso noturno, o que dá início a uma cascata de malefícios na vida.
Porém, a meditação acalma a mente, ao mesmo tempo em que promove um profundo relaxamento. Com isso, o sono vem mais tranquilo e reparador.
3. Ajuda a reduzir o estresse
Desemprego, complicações financeiras, problemas de saúde na família, acúmulo de tarefas, dificuldades nos relacionamentos… Isolados ou em conjunto, esses e outros fatores do cotidiano da vida moderna podem causar estresse. Em casos de muita pressão no trabalho, por exemplo, a Síndrome de Burnout pode se manifestar.
Todas essas situações estressantes são minimizadas com a meditação, que regula os níveis hormonais do organismo estabilizando a pressão arterial e nos auxiliando a tomar decisões mais facilmente.
4. Melhora as funções do organismo
Os benefícios da meditação não são exclusivos para a mente. A prática regula a liberação de hormônios, neurotransmissores e outras substâncias no organismo, reduzindo riscos de desenvolver doenças — como as cardiovasculares, segundo um estudo norte-americano publicado em meados de 2020.
Atingir um estado de relaxamento pleno reduz a pressão arterial, desacelera a atividade cerebral e amplia as defesas do nosso corpo. Percebe como tudo está interligado, proporcionando mais bem-estar?
5. Promove autoconhecimento e autocontrole
Olhar para dentro de si é o caminho para saber quem você é, e o silêncio interior é fundamental para o autoconhecimento. Com a mente mais lúcida, livre dos ruídos causados pelas ocupações diárias, a gente consegue compreender melhor as nossas emoções.
A partir disso, temos mais controle sobre elas. Como consequência, desenvolvemos a nossa inteligência emocional e melhoramos as relações que temos com as pessoas.
Como começar a praticar meditação?
Existem diversas formas de meditar (inclusive em movimento) e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prática não significa “parar de pensar”. A meditação é o exercício de controlar os pensamentos que surgem a todo momento, prestando atenção à respiração e a outros processos fisiológicos.
Ou seja, toda vez que seu pensamento voar, aceite a natureza da mente humana e gentilmente traga sua atenção para a respiração novamente. Estipule alguns minutos diários, aumentando o tempo um pouquinho a cada dia.
Pode ser difícil começar sem nenhuma orientação. Então, para não se frustrar, é interessante investir na meditação guiada. Nada mais é do que ter a ajuda de um praticante treinado (ou de um aplicativo) para atingir um estado de relaxamento e atenção plena.
Viu só quantos benefícios a meditação proporciona? Listei apenas alguns exemplos, mas você pode descobrir muitos outros à medida que introduzir e aperfeiçoar a prática na sua vida. Ter maior consciência sobre o corpo e as emoções é um dos maiores ganhos de saúde física e mental que podemos ter.
Gostou das informações? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o assunto!
Deixe um comentário