Quais são os estágios do luto e como funciona cada um? Veja!
O luto é um sentimento natural diante de uma grande perda. Muitas pessoas acreditam que ele só se manifesta após o falecimento de alguém, mas a verdade é que ele pode estar associado a diversos outros momentos, como encerramento de ciclos, término de relacionamento, mudança de cidade ou, até mesmo, saída da casa dos pais.
De acordo com a psiquiatra suíça-americana Elisabeth Kübler-Ross, existem 5 estágios do luto, que simbolizam o processo pelo qual passamos ao enfrentar a dor da perda de algo ou de alguém.
Mas antes de eu começar a explicá-los, é bom lembrar: cada um de nós sente os acontecimentos de um jeito diferente. Assim, não necessariamente todos passam por todas as fases e nem sempre elas acontecem na ordem que apresentarei, está bem?
Bom, então vamos conhecer os estágios do luto!
Negação
Costuma ser o primeiro estágio, pois aqui a pessoa tende a querer negar a realidade. É uma forma de defesa que nossa mente encontra para evitar que entremos em contato com uma dor muito grande ou emoções negativas.
Então, se uma pessoa recebe a notícia do falecimento de alguém importante, pode começar a ter ideias de que a pessoa que transmitiu a informação se enganou e, na verdade, o falecido está vivo.
Raiva
Sentir raiva não é nada agradável, mas faz parte desse processo, já que ela é o começo do manifesto da dor. Aqui, no entanto, a pessoa ainda não se entrega totalmente à tristeza, pois sua mente se ocupa em ressentimentos com o outro ou em tentar encontrar culpados.
Pensamentos como “Por que comigo?” ou, na hipótese de um término, focar em responsabilizar o outro pela dor, são atitudes comuns.
Barganha
Negação e raiva ainda não trazem alívio total da dor, então, é possível que a pessoa comece a negociar. Isso costuma se manifestar diante de pensamentos “E se”.
Por exemplo, após o falecimento de um ente querido, há reflexões do tipo “Se ele tivesse mudado o comportamento, será que teria um final diferente?”. Também pode haver promessas com Deus ou consigo mesmo para que exista alguma salvação.
Depressão
Os sentimentos da fase de depressão variam entre:
- impotência;
- melancolia;
- apatia;
- desânimo;
- desinteresse.
A pessoa já se deu conta de que não há escapatórias, senão enfrentar a realidade. Podem acontecer choros, isolamentos e profundas reflexões sobre a falta. Costuma ser a fase mais dolorida e mais demorada e, aqui, os amigos mais próximos podem perceber que a pessoa não está bem.
Aceitação
A aceitação é a famosa superação. Não significa que a vida está ótima e que a pessoa não sente mais falta do que perdeu. Ela, no entanto, consegue reconhecer que o que aconteceu faz parte da vida e que o modo mais saudável de seguir é aceitando que não há mais nada a fazer. Entrar nessa fase é necessário, pois significa que a pessoa deixou de se centrar no passado e está pronta para fazer planos e desfrutar de pequenas alegrias.
Para finalizar, é importante entender que todos os sentimentos têm sua importância, mesmo aqueles mais angustiantes, pois eles nos sinalizam que precisamos tomar alguma ação. Ao mesmo tempo, tentar lidar com certas emoções, como essas dos estágios do luto, costuma ser muito difícil para a maioria. Nesse caso, vale a pena contar com a ajuda de um profissional psicoterapeuta.
Você já passou por algo parecido e conseguiu superar? Tem alguma dica para dar? Conta para mim, quero saber!
Deixe um comentário