Você tem insegurança no trabalho? Saiba quais os sinais e como tratar
Como você se sente em relação à sua vida profissional? A sua forma de lidar com a carreira, somada a diversos fatores externos, pode levar à insegurança no trabalho. O problema está quando a intensidade desse sentimento passa do ponto e começa a trazer incômodos.
Primeiramente, vale ressaltar que ter momentos de insegurança profissional é totalmente comum. No entanto, alguns gatilhos contribuem para diminuir a confiança no trabalho, os quais são ainda mais presentes em períodos como a pandemia e a crise econômica. Isso acaba afetando a produtividade no dia a dia, o que pode se tornar algo mais sério.
Mas como identificar a insegurança no trabalho? Se você também tem essa dúvida, acompanhe este post, pois vou falar de alguns sinais que merecem atenção!
Quais os principais sinais de insegurança no trabalho?
Comecei este post perguntando como você se sente em relação à sua vida profissional, pois a resposta a essa questão é capaz de entregar vários sinais de insegurança no trabalho — sentimento nem sempre explícito e que pode se manifestar em pequenas atitudes ou pensamentos, minando a sua confiança no seu potencial e a sua produtividade.
A seguir, confira os principais sinais que permitem identificar a insegurança no trabalho e veja se alguns deles são frequentes no seu dia a dia!
Pessimismo
Se alguém insinua que você tem a chance de ganhar uma recompensa por conta do seu desempenho no trabalho, qual é a sua primeira reação? Pensamentos pessimistas acerca dos seus méritos, habilidades e possibilidades de crescimento podem entregar alguma insegurança profissional.
Isso talvez seja consequência do contexto econômico e social. Afinal, o país passa por instabilidades há alguns anos, o que acaba diminuindo a segurança de diversos profissionais no emprego. No entanto, uma visão pessimista sobre a carreira também pode ser influenciada pela autoestima, pela autoconfiança e pelo autoconhecimento.
Antissociabilidade
Passar um tempo perto dos colegas de trabalho, ir a um happy hour ou realizar atividades sociais que eram comuns anteriormente, agora parecem coisas cada vez mais difíceis para você? Esse é outro indício para ficar de olho, pois também pode revelar uma insegurança profissional.
Muitas vezes, por mais inconsciente que seja esse sentimento, as pessoas se sentem desconfortáveis ao ficarem na presença de alguém que tenha relação com o ambiente de trabalho ou de colegas que podem fazer perguntas sobre a vida profissional.
Quando esse tipo de comportamento persiste, pode desencadear a insatisfação com o emprego ou com o ambiente de trabalho. Outros possíveis problemas são a Síndrome do Impostor ou até mesmo o Burnout, principalmente se você tem se dedicado às atividades profissionais a ponto de se desinteressar pelas demais esferas da vida, como a social.
Sofrimento de fobia social
O distanciamento social também pode ser provocado pelas sensações de medo, inadequação ou vergonha por não ter alcançado os objetivos de carreira ou o desempenho esperado no trabalho.
Quando o sentimento de medo é exagerado e sem motivo aparente, causando palpitações, suor em excesso, tremores, dificuldade de falar e insegurança em manter o contato visual, sobretudo na presença de outras pessoas, talvez seja um indício de problemas de fobia social.
A fobia social é um tipo de ansiedade passível de monitoramento e acompanhamento, a fim de reduzir os impactos que causam na vida de uma pessoa. Esse transtorno pode ser desencadeado também pelos sentimentos de insegurança pessoal ou no trabalho.
Egocentrismo
Cada indivíduo lida de maneira diferente com o sentimento de insegurança. Em alguns casos, ele pode se manifestar por meio do egocentrismo, como uma forma de compensar a sensação de insuficiência e o medo de não se adequar no trabalho.
O egocentrismo se revela, muitas vezes, na diminuição da empatia, no hábito de duvidar do potencial dos colegas e na tentativa de manter as conversas voltadas para você ou para os seus problemas frequentemente.
Como lidar com esses sentimentos?
Como visto, a insegurança no trabalho se manifesta de diversas formas. Contudo, sempre existe uma solução para lidar melhor com esses sentimentos e não deixar que eles afetem o seu desempenho profissional.
Quer algumas dicas para cuidar da insegurança no dia a dia? Então continue aqui comigo e confira!
Conheça o seu trabalho
As inseguranças no trabalho podem surgir do fato de você não compreender muito bem o papel do seu emprego na sociedade. Por isso, conhecer melhor o impacto das suas funções, o lugar em que trabalha e a importância que essas atividades profissionais têm para alguém ajuda a superar essas emoções negativas.
Reforce as suas habilidades
Agora, se o problema é sentir-se insuficiente para determinado cargo, então é importante aprender a reforçar as suas principais habilidades. Experimente fazer uma lista com tudo o que você sabe fazer e deixe-a em um lugar para olhar sempre que se sentir para baixo. Esse é um exercício muito bom para reconhecer o seu valor e ganhar confiança.
Converse com os colegas
Melhorar a comunicação no trabalho também é uma atitude bem-vinda. Às vezes, você pode ter a impressão de ser a única pessoa que se sente insegura, mas, ao conversar com os colegas, percebe que alguns sentimentos são compartilhados. Aproveite essas oportunidades para criar uma rede de apoio mútuo.
Evite se sobrecarregar
Pegar muitas tarefas para fazer é um hábito que, além de aumentar o estresse e a ansiedade, promove mais insegurança. Afinal, com o excesso de trabalho, você tem não apenas a preocupação de desempenhar as suas funções, como também a de administrar um grande volume de demandas.
Desse modo, evite se sobrecarregar. Sempre que possível, delegue as tarefas para outras pessoas e tire um tempo para descansar e cuidar das outras áreas da sua vida, tirando um pouco o foco do trabalho.
Busque segurança financeira
Vem cá, o que mais causa insegurança no trabalho em você é o medo de não conseguir se sustentar, caso perca o emprego? Existem algumas soluções para isso. Uma delas é fazer uma reserva financeira. Assim, é possível se sentir mais confiante e diminuir as preocupações econômicas.
Procure ajuda profissional
Se você não consegue entender o que causa esses sentimentos ou não está conseguindo lidar com eles, saiba que é sempre possível ter ajuda profissional. Diversas abordagens da Psicologia, como a Terapia Cognitiva Comportamental, ajudam a encontrar soluções e a neutralizar os medos e as inseguranças no trabalho.
Não custa relembrar que os momentos de insegurança no trabalho são comuns, em muitos casos. No entanto, quando o desconforto persiste, é necessário trabalhar para lidar com os sentimentos, antes que tragam problemas para a sua vida pessoal, social e profissional.
Este post inspirou você a buscar soluções para as inseguranças no trabalho? Então, entre em contato com a Psicologia Dockhorn e tenha ajuda nesse processo!
Deixe um comentário