fbpx

O que é o ciúme retroativo? Saiba como superar o passado

Voltar para BLOG DOCKHORN

O que é o ciúme retroativo? Saiba como superar o passado

É normal não gostar muito de imaginar o parceiro afetivo com seus companheiros do passado. Porém, quando o sentimento foge do controle e se torna uma obsessão, o chamamos de ciúme retroativo. Essa desconfiança não adiciona nada de positivo ao relacionamento e, se não trabalhada, pode desencadear uma relação abusiva.

Você sente que vive uma tormenta, assombrado pelo fantasma da ex-namorada ou do ex-marido do seu atual parceiro romântico? Pensa que, a qualquer hora, pode ser abandonado por não ter as mesmas características desse ex? Então, continue comigo, pois é sobre isso que falarei aqui!

O que é ciúme retroativo?

O ciúme retroativo (ou retrospectivo) é aquele em que a pessoa se sente constantemente incomodada pelo passado amoroso e sexual do seu parceiro. Também é conhecido como Síndrome de Rebecca, fazendo alusão a um filme de Alfred Hitchcock inspirado no romance “Rebecca, a Mulher Inesquecível”, de Daphne du Maurier, cujo fantasma da paixão do primeiro casamento assombra a vida de um viúvo e sua nova esposa.

Muita gente costuma romantizar o ciúme, dizendo que é um sinal de amor. Porém, trata-se de uma emoção negativa, já que tem suas bases na insegurança e na baixa autoestima, além de ser nutrida pela desconfiança e pelo medo.

Em todas as manifestações de ciúme, existe um sofrimento de antecipação por um acontecimento hipotético que, na grande maioria das vezes, está ligado à interpretação equivocada dos sinais e à distorção da realidade. Todo ciúme, quando excessivo, envenena e prejudica a relação. Contudo, o ciúme retroativo é bastante destrutivo, pois o problema não pode ser solucionado — ele não está no presente, mas sim no passado.

Entre as inúmeras razões para esse tipo de emoção corroer um relacionamento, está o fato de que o ciumento passa mais tempo perguntando e investigando qualquer coisa sobre o ex do seu par do que efetivamente investindo na relação. O romance, que em acordo mútuo era para ser a dois, passa a ser a três.

Quais são os efeitos desse sentimento?

Como eu mencionei, as bases de qualquer tipo de ciúme são a insegurança e a baixa autoestima. Quem sente o ciúme retroativo imagina (e toma como verdade) que o seu companheiro foi mais feliz no passado do que é atualmente, ao seu lado. Nessa crença, a tormenta é considerar que você jamais conseguirá corresponder às expectativas do seu parceiro.

Existe uma idealização do ex-marido, da ex-namorada etc., e a comparação com ele(a) tende a minar mais ainda a autoestima de quem sofre. O sentimento pode se intensificar, dependendo do quão profunda ou duradoura foi a relação anterior do companheiro (se tem filhos, se o término foi amigável) e do motivo para o fim (se foi por distância física, por exemplo, em vez de conflitos inerentes ao relacionamento).

Entretanto, não é somente o ciumento que sofre. Nessa situação, ele passa a ter comportamentos manipuladores e controladores, e ninguém consegue viver muito tempo com restrições de liberdade, não é mesmo? A obsessão por detalhes do antigo relacionamento (como qual era a opinião da família, o que faziam juntos, se sente saudade, do que o ex gostava, como era o sexo etc.) acaba por desgastar o cotidiano do casal.

O pior é que, mesmo que o companheiro responda às perguntas do ciumento, este não acredita e inferniza a vida de quem está ao seu lado. Nos casos mais graves, a situação se configura como um relacionamento abusivo.

Muitas vezes, a relação termina não por falta de amor, mas por causa dessa toxicidade. Esse ciúme intenso pode ser gatilho para a agressividade, já que a raiva anda de mãos dadas com esse sentimento.

No fim das contas, tanto questionamento e tanta desconfiança sufocam o parceiro de tal forma que o maior medo do ciumento acaba por acontecer: a separação e o fim da exclusividade.

Como lidar com o ciúme retroativo?

“Ok, Vanessa, entendi o ponto, mas como posso superar o passado do(a) meu (minha) companheiro(a)?”. Separei alguns conselhos para você, veja só.

Coloque-se no lugar do seu companheiro

Tente se colocar no lugar do seu par. Como você ficaria se tivesse alguém sempre na espreita, controlando seus atos e fazendo mil perguntas sobre um momento da vida do qual, talvez, você nem queira se lembrar?

Outra coisa: já parou para pensar que você pode fazer o ex-parceiro ser mais presente na vida do seu companheiro do que realmente é (ou do que o seu companheiro gostaria que fosse)? Talvez a memória só continue viva por que há sempre alguém a trazendo à tona de novo e de novo.

Tenha uma conversa franca

Um relacionamento só funciona e cresce quando há transparência e sinceridade entre os envolvidos. Então, respire fundo e abra o seu coração para o seu par. Conte para ele como você se sente e explique o porquê das suas atitudes. Você vai se surpreender com o quão útil é colocar tudo isso em palavras, especialmente em um relacionamento.

Mas lembre-se: explicar não é justificar. O seu sentimento é válido, mas o que você faz com ele é responsabilidade sua. Assim, saiba escutar verdadeiramente o seu parceiro também. Juntos, e aos poucos, vocês estabelecem a confiança e encontram formas de amenizar o ciúme.

Reconheça que o passado não pode ser mudado

Não podemos voltar no tempo, não há como apagar o passado. Digo isso para você perceber que as discussões sobre os relacionamentos anteriores do seu parceiro não têm fim, já que nada desfaz o que ele viveu.

Aliás, todas as pessoas são resultado das suas experiências de vida. Muitas dessas vivências podem, inclusive, ter unido vocês dois. Lembre-se de que tanto você quanto o seu companheiro existiam antes de se conhecerem e que cada um teve encontros e desencontros ao longo do caminho. Isso não vai mudar.

Fuja das investigações nas redes sociais

Você é do tipo que se orgulha por ser um bom stalker e descobrir muita coisa investigando as redes sociais? Fuja dessa atitude! Quanto mais você persegue, mais você se machuca. E com invasões constantes de espaço ou tentativas forçadas de estar presente em todos os momentos da vida do parceiro, inclusive nas mídias digitais, maiores são as chances de atrito entre vocês.

Se o impulso de verificar tudo o que seu par faz for muito grande, então pode ser melhor se distanciar das redes sociais por um tempo, pelo menos até você conseguir lidar com seu ciúme retroativo. E, acima de tudo, não tente entrar no perfil do seu parceiro. Independentemente do contexto, com ou sem permissão, isso será uma invasão de privacidade.

Não se compare aos outros

Não se deixe levar pela ilusão do mundo-cor-de-rosa, aquele que as redes sociais induzem a gente a pensar que existe. Tudo aquilo aparece sob um grande filtro, que tira as partes ruins e até as mais “normais” do dia a dia de um relacionamento. Tudo o que passa são os momentos mais mágicos e aqueles feitos especificamente para manter as aparências.

Uma foto alegre, um comentário carinhoso, uma manifestação pública de afeto sempre fazem com que acreditemos que a relação dos outros é perfeita — e, ao ceder a esse impulso, você aumenta a crença de que não é uma pessoa boa o suficiente para estar com o seu par, já que vocês têm problemas. Mesmo as famílias felizes nos comerciais de margarina ainda devem ter suas discussões à mesa de vez em quando.

Busque formas de desenvolver autoconfiança

Em vez de despender seu tempo discutindo com seu par ou stalkeando as redes sociais dele e as do ex, que tal investir em si para, então, melhorar a relação de vocês dois? Procure maneiras de desenvolver a autoconfiança e aumentar a autoestima.

Não tenha vergonha das suas emoções. Não há nada de errado em sentir o mundo da maneira como você sente. Não se minimize pelas experiências que fizeram você chegar onde está. Mas não se habitue com o sofrimento: busque alternativas para lidar com os seus alicerces.

Tenha consciência do seu ciúme

Um dos principais motivos para o ciúme ser tão nocivo para o relacionamento é que algumas pessoas nem reconhecem esse sentimento em si mesmas. Acham que é apenas um mau humor ou uma irritação com outro aspecto do relacionamento, o que deixa ainda mais difícil trabalhar essas emoções.

Entender que o que você sente é ciúme é o primeiro passo para lidar com o problema. No caso do ciúme retroativo, ele está na forma como você enxerga esse passado e em suas próprias inseguranças.

Melhore sua comunicação

Outro fator que pesa bastante na hora de lidar com o ciúme, assim como qualquer outro problema de relacionamento, é a comunicação. Nem é necessário procurar muito para encontrar alguém que não consegue se expressar claramente e, por causa disso, tem maior dificuldade para transmitir esse sentimento em uma relação amorosa.

Saber expressar o ciúme de forma mais saudável é fundamental para evitar que ele prejudique a relação. Em vez de fazer acusações ou reclamações vagas, você precisa dizer claramente o que sente e qual atitude do parceiro causa esse sentimento. Se foi uma foto antiga, uma ligação, algum comentário, o que for. Só assim seu companheiro poderá te entender.

Claro, quando terminar de falar, lembre-se também de ouvir. Escute atentamente a resposta e mantenha a mente e o coração abertos. Isso inclui aceitar tanto uma explicação quanto uma palavra de consideração. Só depois que vocês poderão conversar sobre mudanças de atitude e melhorar o futuro do casal.

Considere fazer terapia

Muitas vezes é difícil colocar o pé para fora desse ciclo por conta própria, principalmente em meio a crises, em que estamos imersos em pensamentos destrutivos e crenças centrais. A ajuda de um terapeuta pode ser fundamental para que você enxergue melhor o que está acontecendo.

Mais do que isso, o psicólogo tem ferramentas-chave para tratar os problemas e possibilitar que a gente conviva melhor com as fraquezas da natureza humana. Então, se você sente ciúme retroativo, lembre-se de que a terapia é sempre uma aliada para vencer essa dificuldade.

A Terapia Cognitiva Comportamental, ou TCC, é uma abordagem psicológica muito eficiente para mudar padrões de comportamento e pensamento. Ela consiste em reeducar o paciente, quebrando certos ciclos e ajudando-o a encontrar novas formas de agir e reagir no dia a dia. Algo que, gradualmente, chega às suas crenças fundamentais, aquelas de onde todos os sentimentos e ações se origina o ciúme retroativo.

Se você está passando por essa ou outra dificuldade emocional, buscar ajuda é o melhor caminho. Entre em contato e marque sua consulta.

Compartilhar este post

Comentários (41)

  • Leticia Reply

    Pela descrição é realmente o que possuo é isso já está virando um problema.

    4 de dezembro de 2020 at 13:43
  • Lilian Reply

    Que texto incrível. Sofro com esse ciúme retroativo e acabei me tornando uma abusadora. Mas, estou empenhada em melhorar a cada dia… está sendo muito difícil, vivo errando e isso acaba comigo e com meu relacionamento.

    8 de dezembro de 2020 at 04:10
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Lilian
      Continue firme, melhorando a cada dia. Procure também ajuda especializada. Importante ter o olhar cuidadoso de um profissional da saúde.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 03:56
    • Walquiria Barbosa salles Reply

      Nossa,eu li cada palavrinha e me encaixei no texto todo.obrigada pelas dicas ,vou seguir elas a risco.

      4 de abril de 2022 at 22:18
  • José capelari Reply

    Ola Vanessa!
    Tenho sofrido deste mal a cinco anos e somente agora descobri realmente do que se trata ao ler esta matéria escrita por você. Tenho muitas dificuldades de lidar com isso, pois sou casado a 36 anos e até então o que eu sabia era que minha esposa deixara de ser virgem por ocasião de um estupro, o que realmente aconteceu. Mas a cinco anos atrás aconteceu algo muito estranho. Uma certa noite acordei em meio a um sonho relacionado com ela. Fiquei bastante agitado e ela acordou também e eu estava transtornado e instintivamente perguntei o que ela tinha oculto que nunca havia me contado, mas não mencionei sobre relacionamento, mas ela se sentiu acuada e acabou me confessando que alguns meses apos o estupro, ela conheceu um rapaz no trabalho e acabou por contar do ocorrido e ele se aproveitando da fragilidade dela no momento, se deixou levar a um motel, onde ela teve sua primeira relação consensual. A partir deste momento, que ela me relatou, meu mundo virou de cabeça para baixo e desde então tenho diariamente vivido este sofrimento. Venho fazendo um trabalho investigativo sobre o cara, visto ser conhecido da família dela, mas que so se viram uma vez (segundo ela) depois que saíram junto, (pois ele estava no ultimo dia de trabalho quando ouviu sobre o que ela sofreu). Este vara esteve na casa do meu sogro uma vez quando minha esposa estava gravida da nossa primeira filha, felizmente eu estava com ela neste dia e eles não conversaram, e, apesar de já ter se passado 35 anos deste encontro, lembro perfeitamente dele, a forma dele falar, enfim, ficou gravado a cena. E isso tem me atormentado muito. Minha esposa disse que passaram não mais de duas horas no Motel, mas a mente cria alguns pensamentos que certamente durariam dias para acontecer. A partir do momento da confissão dela, nunca mais consegui acreditar nas afirmações dela a nosso respeito, apesar de ama-la com todas as forças. Já pensei, arquitetei, e quase concretizei suicídio por algumas vezes por não suportar o sofrimento. Já planejei adulterar (ela foi a única mulher com quem fiz sexo), cheguei a me encontrar com uma garota num motel, mas não consegui ir além de alguns poucos beijos e agrados sem sentido nenhum (o que me levou a uma das tentativas de suicídio) e no fim acabei caindo num choro compulsivo e sendo consolado pela garota que estava comigo, passamos a noite conversando sobre isso que estou relatando e ela foi super compreensiva. Até hoje falo com ela, e ela tem sido quem me ouve (já falei sobre ela com minha esposa, pois não aguentei guardar so pra mim)

    desculpe se fui muito extenso no relato, mas sua postagem acabou me abrindo os olhos sobre o que realmente tenho, e que preciso de ajuda urgente.

    Aqui vou usar um Nome fictício, porem meu email é real

    21 de janeiro de 2021 at 02:49
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá José
      Fico feliz que a matéria tenha te ajudado.
      Lembre-se que pode nos procurar para conversarmos a respeito.
      Não sofra sozinho. Dividir o sofrimento com o profissional da saúde vai fazer com que você se sinta mais leve. O psicólogo cuidará para que seja possível ter acesso a origem de tamanha dor, assim como te auxiliará a desenvolver maneiras de se libertar dela.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 04:30
  • Wdn Reply

    Eu tenho esse ciúmes retroativo mais a sim eu namorava a distância aí ela me falava que o ex dela ia pra casa dala aí eu quis saber de coisas de quantos caras que ela ficou e tal aí fiquei sabendo que eu fui o 6 da vida dela aí fiquei sabendo oq ela fez na cama e aonde foi aí fiquei sabendo de TD até oq não precisa saber mais quis a sim
    Depois que vim pra visitar ela começou mais brigas tô morando com ela agora mais o ex dela que foi o primeiro na vida dela não sai da casa dela e da nossa pq o ex é amigo da mãe dela e amigo da família dela aí ele vai TDS os dias e uns anos atrás ele meio que estrupou ela, ela falou que a primeira vez ela tinha 13 aí um dia tinha uma festa na casa dela e ele tava na aí tudos foram dormir e ele falou que ia ir embora nisto que aconteceu que ele foi pro quarto dela escondido aí ele ficou por cima dela e ela não queria aí ele forçou até peletrar dentro dela aí ela emburrou ele e começou a chorar aí ele pegou e saio aí depois de 2 anos ela contou pra mãe pq eu resolvi fala pra ela contar pra ele parar de ir pra casa mais msm a sim ele vai e eles fingem que nada aconteceu

    22 de janeiro de 2021 at 13:06
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Wanderley
      Reconhecer que possui ciúme retroativo já é um grande passo. Importante dar continuidade com um tratamento para que seja possível viver de forma mais leve, sem sofrimento.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 03:42
  • Júlia Oliveira Reply

    Obrigada pela postagem, terminei com meu namorado pq tenho ciúmes retroativo e não gostei de saber sobre a vida sexual dele. Fiquei com tanta raiva que terminei pq imaginava que ele era mais feliz e que oq ele falava pra mim já aconteceu com ele juntos delas. Estou destruída por isso, não sei lidar e não consigo entender assim, gosto muito dele mas acho melhor continuar assim, isso da minha parte é doentio e eu n quero mais sentir oq senti ontem por saber dessas coisas, acho q se fosse um tempo atrás eu teria ficado com febre emocional. Sinto tanta raiva mesmo sabendo que é coisa antiga eu não consigo parar de pensar e ficar mais puta com isso, preferiria não tê-lo conhecido pra não ter que passar por esse tipo de dor e por um término chato daquele.

    23 de fevereiro de 2021 at 06:21
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Júlia
      Sou eu que agradeço sua leitura e recadinho aqui no Blog.
      Para que não se torne um padrão de comportamento repetitivo, busque ajuda psicológica.
      Atualmente existem muitas técnicas para que esse sofrimento seja tratado, e possa não se tornar repetitivo na vida das pessoas.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 04:35
  • Henrique Reply

    Obrigado pelo texto. Ajudou muito a entender o caos que tenho vivido.

    5 de abril de 2021 at 04:25
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Henrique
      Obrigada pelo recadinho.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 04:35
  • Tatia Araujo Reply

    Tenho um marido assim e estamos com problema como eu posso lidar cm esse situação

    25 de abril de 2021 at 19:23
    • Gabriele Reply

      Muito obrigada pela ajuda esse tipo de ciume é muito novo pra mim e me faz mal ao ponto de eu chorar transando e sentir raiva. Eu nunca senti isso antes e isso me deixa muito mal, terminei meu relacionamento por isso . É horrivel imaginar coisas q comigo tem limites e com os outros podia . Sou julgada porque so pq quero e sei q a pessoa fazia e a pessoa nao faz comigo . Isso em muitas questoes . Eu tenho motivo pra duvidar mais isso me faz mais mal do que faz pra ela . 02:34 da manha e eu to tentando entender q ciume maluco é esse .

      16 de setembro de 2021 at 02:35
      • Vanessa Dockhorn Reply

        Olá Gabriele
        Entendo que no seu racional você consegue separar as coisas, o tempo passado e o agora. Porém, quando sai do racional e entra no campo sentimental, a lógica deixa de existir dando lugar a insegurança, medo, pensamentos negativos, etc.
        Parabéns por reconhecer que você sofre disso, do chamado ciúme retroativo. Já está lendo a respeito, pesquisando, excelente. Mas não deixe de procurar ajuda profissional. Um psicólogo capacitado irá te auxiliar a encontrar a origem de tanto sofrimento, e em seguida ajudará a elaborar estratégias de se libertar do ciúme.
        Ficamos à disposição!

        1 de dezembro de 2021 at 03:52
  • Daniel dos Santos Correia Reply

    Sofro com ciúmes retroativo. Minha atual namorada foi muito namoradeira.

    27 de abril de 2021 at 15:35
    • Valéria Reply

      Sofro o mesmo com o meu marido, teve muitas mulheres antes de mim

      20 de outubro de 2021 at 13:16
  • Soraia Reply

    Olá Vanessa, gostei muito do seu post.
    Eu sofro muito com o ciúmes retroativos do meu marido e já não sei mais o que fazer. Estamos juntos há 4 anos, no começo ele fazia muitas perguntas que pareciam bobas, mas que foram crescendo e se tornaram invasivas, inconvenientes e que causam muito constrangimento e raiva até, pois são coisas que eu não quero lembrar e ele insiste em trazer de volta.
    Ontem eu encontrei esse post e resolvi enviar pra ele, mas causou mais brigas, pois ele agora insiste em mais uma conversa sobre o assunto, e já foram tantas que eu não aguento mais, já tentei de todas as formas fazer ele entender que o que eu senti por uma certa pessoa há quase 20 anos atrás não tem como comparar com o que eu sinto por ele hoje, mas ele continua insistindo que essa pessoa foi o maior tesão da minha vida e mesmo que eu diga o contrário ele não aceita, diz que eu só falo pra ele não ficar triste e aí começa as maiores pirações da cabeça dele que acabam me enlouquecendo. Estou me sentindo esgotada, exausta, por favor me ajuda 🙏🏼

    30 de abril de 2021 at 10:23
  • Luciano José Reply

    Perfeito. Resolveu meu problema somente com a leitura.

    26 de maio de 2021 at 17:27
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Luciano
      Excelente!
      Obrigada pelo recadinho.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 04:37
      • Gustavo Reply

        Adorei a matéria, sofro com isso também
        Está sendo sufocante isso, todo dia pensando , meu Deus que isso
        Preciso de ajuda

        3 de maio de 2022 at 22:58
  • jaqueline rangel mota Reply

    gostei do artigo, eu sofro disso e queria muito ficar livre pois sofro demais e meu parceiro tbm.

    15 de junho de 2021 at 11:08
  • Marilda Reply

    Adorei!
    Simplesmente demais !!!

    18 de junho de 2021 at 18:10
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Marilda
      Fico muito feliz que tenha gostado do post.

      1 de dezembro de 2021 at 04:40
  • Fernanda Moura Reply

    Boa noite!
    Gostei muito do que li.

    10 de julho de 2021 at 22:23
  • Marcus Vinícius Vargas de Andrade Reply

    Ciúme retroativo, perfeito o texto caiu como uma luva.

    24 de julho de 2021 at 12:49
  • Alexandre Reply

    Muito esclarecedor.

    26 de julho de 2021 at 00:38
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Alexandre
      Fico muito feliz em receber seu comentário.

      1 de dezembro de 2021 at 04:42
  • Thiago Henrique de Oliveira Reply

    Eu no caso tenho ciúmes do ex do meu namorado, e eles são amigos atualmente conversam todo dia o dia inteiro no whats, saem juntos e isso me deixa muito mal. Eu já tentei de todos os jeitos não me importar com isso mas é muito difícil.

    31 de julho de 2021 at 07:12
  • Rik Reply

    O que me deixa pensativo e quando ouvi ( nao esqueço o jeito que ele fazia tal coisa ) isso pra min caracteriza como uma pessoa que nao esqueceu a outra, entendo que tem pessoas que marca de alguma forma. mais e bem estranho vc com alguem e a outra pessoa diz que nao esqueceu tal coisa do ex, porq esse ex marcou a vida.

    13 de agosto de 2021 at 01:00
  • Layne Reply

    Estou passando por isso,eu não consigo esquecer e aceitar o passado do meu marido,ele tem 2 filhos com a msm,não vejo eles de papo,eles não tem amizade,falam apenas as coisas das crianças,e na minha frente…Mais eu acho que ele viveu melhor com ela doq cmg,eu não aguento mais viver assim,sei que ele tá exausto com tudo isso,mais não sei oq fazer pra mudar isso …

    4 de outubro de 2021 at 15:15
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Layne
      Deve estar sendo muito difícil para você passar por isso sozinha. Procure ajuda psicológica. Um bom profissional irá te ajudar a descobrir a fonte de todo esse sofrimento, e também a encontrar maneiras de viver uma relação mais leve, e que possa te fazer feliz. Espero que você busque ajuda. Não se feche, não sofra calada. Procure ajuda. A Psicologia Dockhorn agradece a sua leitura e comentário. Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 03:38
  • Paula Reply

    Obrigada pelo texto espero melhorar 🙏🏼

    6 de outubro de 2021 at 23:47
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Olá Paula
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      Obrigada pelo recadinho.
      Ficamos à disposição!

      1 de dezembro de 2021 at 04:37
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Obrigada pelo recadinho Paula.
      Conte conosco sempre!

      23 de dezembro de 2021 at 00:36
  • Gabriel Martins Francisco Reply

    Estou passando por esta situação com meu marido, a leitura de seu artigo ajudou bastante, porém preciso por em prática o que você falou no texto, o que é bem difícil, o que sentimos no caso dos ciumentos, é uma sensação muito ruim.

    1 de novembro de 2021 at 08:38
  • Messias Souza Reply

    Esse sentimento é orrivel sempre vem na minha cabeça que eu sou mil vezes melhor que o ex dela como ela mesmo já me falou aí vem na cabeça por que vc não me esperou 😔😔😔😔😒

    24 de novembro de 2021 at 01:51
  • Cleiton Coelho de Carvalho Reply

    Parabéns doutora…eu agradeço a Deus por tua vida muito obgd

    5 de maio de 2022 at 10:19
  • Ednilson Reply

    Bom dia !
    Nossa eu estou precisando muito me libertar desse sentimento horrível, e isso está atrapalhando muito meu casamento.

    22 de julho de 2022 at 09:43
  • Paulo Vitor Reply

    Parabéns 👏 ajudou muito mesmo

    9 de setembro de 2022 at 20:41
  • Patrícia Bessa Pinheiro Reply

    Texto incrível, me descreve perfeitamente.
    Tendo viver sem lembrar q ele já teve ex. Mas as vezes me dá recaída fico pensando como foi o q deixou de ser …, Então começo a extressar, ficar irritada e as vezes as discussões chega.

    22 de setembro de 2022 at 18:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN