fbpx

Felicidade no trabalho: verdade ou mito? Entenda tudo neste post!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Felicidade no trabalho: verdade ou mito? Entenda tudo neste post!

A forma de enxergar o trabalho mudou bastante nas últimas décadas. Antes, ele era primariamente uma necessidade para a sobrevivência e uma responsabilidade. Porém, as gerações mais recentes dão cada vez mais ênfase ao sentimento que a atividade profissional gera. Em outras palavras, buscar a felicidade no trabalho se tornou uma prioridade.

Mas vale ressaltar outra coisa que ficou clara mais recentemente: o quão difícil pode ser alcançar esse estado. Não é necessário procurar muito para encontrar pessoas insatisfeitas com as próprias carreiras ou que não atuam na área em que desejam. Tanto que alguns profissionais se perguntam se a felicidade no trabalho é verdade ou mito.

Como na maioria das coisas na vida, a resposta não é tão simples. Me acompanhe e entenda melhor esse assunto.

Afinal, felicidade no trabalho é verdade ou mito?

Se você perguntar a uma boa quantidade de pessoas, terá uma variedade de respostas. Algumas dirão categoricamente que é mito, enquanto outras, mesmo que insatisfeitas hoje, vão dizer que é verdade. E, em menor número, você vai encontrar quem que já alcançou essa felicidade em suas carreiras.

Um ponto importante aqui é entender o que é a felicidade no trabalho, pois ela pode significar coisas bem distintas para diferentes pessoas. E isso também afeta as suas expectativas em relação ao que pode gerar essa felicidade.

Alguns descrevem “ser feliz” como um sentimento, como quando você recebe um presente ou faz uma viagem. Nesse caso, a expectativa é de que todo momento seja de alegria, o que inevitavelmente leva a algumas decepções. Afinal, não é possível manter esse estado de felicidade constantemente.

Uma forma melhor de entender a felicidade no trabalho é como um conjunto de experiências e sentimentos, tanto bons quanto ruins. Nesse contexto, é possível passar por momentos de frustração, confusão e cansaço no trabalho, mas ainda experimentar esperança e realização em igual medida.

A infelicidade real ocorre quando os sentimentos negativos estão em proporção muito maior, ou quando há outros fatores que tornam o ambiente tóxico. É o caso de abuso de autoridade, assédio moral, desvalorização, entre outras coisas.

Dentro dessa interpretação, a ideia de que é impossível ser feliz no trabalho é um mito, mas ela também dependerá da sua expectativa. Se você entende que sua carreira terá seus pontos positivos e negativos, será mais fácil apreciar a experiência como um todo.

Como ter mais felicidade no trabalho?

Na prática, boa parte da sua felicidade com sua carreira está atrelada às suas próprias atitudes. Se o seu ambiente de trabalho é saudável e a sua carreira é promissora, o resto dependerá das suas escolhas.

Veja aqui algumas ações para ser mais feliz no trabalho.

Busque desafios em sua carreira

É verdade que o excesso de estresse e as demandas irreais são as principais fontes de infelicidade, frustração e esgotamento no trabalho. Porém, o mesmo pode ocorrer quando seu trabalho não tem nenhuma atividade particularmente engajadora. A monotonia pode ser tão nociva para a saúde mental quanto o estresse.

Às vezes, se desafiar é a melhor maneira de evitar esse tipo de frustração. Se você tem a qualificação necessária para o seu cargo atual, pode ser uma boa hora para buscar uma promoção. Caso deseje se aprimorar, estabeleça suas próprias metas.

Construa bons relacionamentos com seus colegas

Outro fator que prejudica bastante a relação do trabalhador com seu ambiente de trabalho é a forma como se relaciona com as outras pessoas nesse espaço. Criar amizades dentro da empresa também faz uma grande diferença no seu bem-estar e no modo como você interage com seus colegas.

Claro, você não precisa se forçar a ter uma amizade ativa com todo mundo. Porém, tirar algum tempo para conhecer as pessoas ao seu redor, almoçar juntos e participar de conversas não é uma ideia ruim. É bem provável que isso renove um pouco da sua energia todo dia durante o trabalho e ajude no desenvolvimento de habilidades sociais.

Tenha em mente os objetivos que deseja alcançar

Às vezes, a sua carreira é apenas um meio para alcançar outras metas. Talvez o seu real objetivo seja poder viajar todo ano, construir e sustentar uma família, se aposentar mais cedo etc. Da mesma forma, se você estudou para ter um cargo elevado ou exercer uma atividade específica, ter esse objetivo em mente ajuda a mitigar o peso de qualquer esforço.

Em muitos casos, o mais importante é saber quais objetivos você pretende alcançar e como o seu trabalho vai influenciar a sua jornada. Essa mentalidade contribui não apenas para diminuir o seu desgaste, mas também para manter a sua motivação a longo prazo.

Exerça uma atividade que agregue valor à sua vida

O ditado “trabalhe com o que você ama e nunca mais terá que trabalhar” tem alguma credibilidade. É verdade que nem todos os seus hobbies precisam se tornar uma carreira, mas você pode melhorar bastante sua relação com o trabalho se exercer uma atividade que seja gratificante por si só ou que crie algum valor em sua vida.

Muitas pessoas continuam no mesmo cargo por vários anos por medo de não conseguirem se realocar, ainda que suas atividades atuais drenem toda a sua energia. Se, por outro lado, você decidir trocar de carreira em busca de maior gratificação emocional, será mais fácil encontrar a sua felicidade.

Mantenha um equilíbrio entre trabalho e lazer

Claro, nem tudo na vida é trabalho. Muitas vezes, a causa dessa infelicidade é a falta de uma separação entre sua carreira e sua vida pessoal, ou uma falta absurda de lazer no seu dia a dia. Mesmo pessoas extremamente dedicadas precisam de um tempo longe do trabalho para manter a saúde mental e recuperar suas energias.

Aprender a equilibrar vida pessoal e trabalho é indispensável para manter sua saúde mental a longo prazo. Não trabalhe direto no almoço, não faça das horas extras suas horas normais e não abra mão de suas folgas. Isso fará muito bem a você e a sua carreira.

Em tese, sim, é possível ter felicidade no trabalho, mas isso dependerá das suas expectativas e das suas ações. Conseguir conciliar sua carreira com os demais aspectos da sua vida é um dos primeiros passos nesse caminho.

Se quiser mais orientações, confira também o artigo em que explico como conciliar trabalho, lazer e descanso.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN