O que é a insônia crônica? Saiba quais são os sintomas e como tratar
Todo mundo já teve dificuldades para dormir ao menos uma vez na vida. Acontece que, quando o problema persiste, ele é classificado como insônia crônica, afetando profundamente a qualidade de vida de quem sofre com isso.
Existem inúmeros fatores que podem levar a uma condição assim, como estresse, maus hábitos, ansiedade, depressão, alterações hormonais, entre outros. Mas quem passa as noites em claro girando na cama não precisa se conformar com essa situação — há tratamento para esse distúrbio.
Afinal, o que caracteriza a insônia crônica e como resolver esse problema? Continue por aqui, pois é sobre isso que vou conversar com você agora!
O que é insônia crônica e quais são as suas causas?
A insônia crônica não é somente uma inconveniência para dormir. É um distúrbio do sono, classificado como ICSD-3 no International Classification of Sleep Disorders. Esse compilado define que o problema se instalou quando as seguintes situações ocorrem ao menos três vezes na semana, durante pelo menos três meses:
- dificuldade para cair no sono;
- dificuldade para mantê-lo;
- acordar mais cedo do que o planejado;
- resistência para deitar-se em um horário razoável;
- dificuldade para dormir na ausência de um parente ou um cuidador.
Caso esses sintomas aconteçam em menos que três meses, a insônia é de curta duração. As causas para a insônia crônica são muitas, mas entre as mais comuns, estão:
- estresse;
- ansiedade;
- depressão;
- condições médicas (como dor crônica, artrite, câncer, distúrbios da tireoide, insuficiência cardíaca etc.);
- mudança de ambiente ou do horário de trabalho;
- maus hábitos de sono;
- medicações;
- uso excessivo de bebidas e substâncias estimulantes;
- falta de exercícios físicos;
- alterações hormonais.
Quais são os efeitos na saúde física e mental?
Não podemos negligenciar a importância que uma boa noite de sono tem para o bem-estar e para a qualidade da vida de forma geral. A insônia crônica está associada ao aumento do risco de morte, pois leva ao desenvolvimento ou ao agravamento de doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, fadiga e dislipidemia (colesterol muito elevado).
Além disso, também causa acidentes domésticos, laborais e automobilísticos. Ainda, esse distúrbio aumenta a ansiedade e a depressão, e causa atritos nas relações sociais, pois o cansaço físico e mental podem provocar mau humor, irritabilidade e desinteresse pela vida como um todo.
Como tratar a insônia crônica?
Para tratar esse distúrbio, é muito importante que você faça a higiene do sono, já ouviu falar? Trata-se de uma mudança nos maus hábitos que prejudicam o sono e impossibilitam que você tenha uma noite reparadora.
Basicamente, devemos reduzir o ritmo mental próximo à hora de deitar-se, sinalizando ao cérebro que chegou o momento do descanso. Para isso, tenha as seguintes atitudes:
- defina um horário para dormir;
- evite consumir bebidas e alimentos estimulantes ao menos 6 horas antes de dormir;
- pratique exercícios físicos durante o dia (evite atividades intensas à noite);
- durma no escuro e tente diminuir a luz do ambiente mesmo antes de ir para a cama;
- tome sol (a luz solar regula diversas funções no nosso organismo, inclusive o relógio biológico);
- desconecte-se (televisão, celular e outros aparelhos que emitam luz somente até 2 horas antes de dormir);
- mantenha o quarto confortável;
- crie rituais de relaxamento.
Se você tem dificuldades de manter esses hábitos saudáveis, buscar ajuda profissional é o mais indicado. O principal tratamento não farmacológico para a insônia crônica é a Terapia Cognitiva Comportamental.
Além de abranger esses pontos de higiene do sono, a TCC ensina você técnicas de relaxamento e de controle dos estímulos que o mantêm em vigília. Um exemplo desses métodos é a restrição do sono, em que se reduz o tempo de permanência na cama. Ué, mas como assim?
É que essa privação aumenta a pressão para o seu corpo cair no sono com mais facilidade na noite seguinte, entendeu? Mas como eu disse, essa é apenas uma das técnicas da TCC.
A insônia crônica é um transtorno grave, que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. As causas são diversas, mas há tratamento. Com algumas mudanças de hábitos, estabelecendo um compromisso consigo mesmo, é possível ter noites tranquilas e reparadoras, que mantêm a saúde física e mental.
Gostou das dicas que trouxe aqui? Então, saiba, agora, como lidar com a ansiedade e a depressão quando andam juntas.
Comentários (5)
Now I am going to do my breakfast, after having my breakfast coming yet again to read further news. Robena Dan Tham
Your views stand in agreement with my views in the majority. This constitutes quality reading material for your readers. Gae Creighton Amory
Thanks so much for the article post. Really looking forward to read more. Cool. Corinne Domingo Sylvester
Great article. I will be dealing with a few of these issues as well.. Cori Oberon Diskson
I value the article. Really looking forward to read more. Great. Mira Lowrance Constantine