Coronavírus: conheça as consequências do isolamento social
O coronavírus chegou recentemente ao Brasil e impôs algumas mudanças significativas na nossa rotina. Isso porque o isolamento social é uma das principais medidas de segurança para evitar o contágio em grande escala.
As pessoas que sentem sintomas da doença COVID-19 precisam ficar em quarentena. Mas não são apenas elas que vivem o distanciamento. Como medida preventiva, os governos também estão pedindo que quem não tem sintomas evite sair de casa.
Isso é o melhor que podemos fazer para diminuir os efeitos da crise. Mas que consequências o isolamento pode trazer na sua saúde mental? Vou falar sobre o tema neste post!
O que é isolamento social?
O isolamento social se refere à ação de afastar-se do convívio e da interação direta com outras pessoas. Quando nos vemos diante de um vírus que se propaga de maneira rápida, como é o corona, essa atitude ajuda a controlar a situação.
É preciso levar o problema a sério e organizar esforços para superá-lo. Por isso, em diversos locais as aulas estão sendo suspensas e são dadas orientações para que os brasileiros evitem deixar sua residência.
Muitas pessoas que podem realizar atividades em casa já estão em isolamento. Entretanto, se por um lado a prática é benéfica para a saúde pública, ela também pode trazer algumas dificuldades. Afinal, temos o costume de interagir com os outros cotidianamente.
Quais são os efeitos do isolamento social na saúde mental? A depender da duração do período, podem existir sintomas de solidão, tristeza, ansiedade e outras condições psicológicas.
Para nos prevenirmos delas, podemos pensar na diferença entre isolamento social e isolamento físico. Embora pareçam a mesma coisa, eles não são. Tudo graças à tecnologia, que nos permite outras formas de estarmos perto de quem amamos.
Como lidar com o momento de crise?
O isolamento social e a preocupação com o futuro diante de uma pandemia colocam desafios para o nosso controle emocional. Logo, é importante tomar alguns cuidados com a sua saúde mental. Eu trouxe algumas dicas!
Utilize a tecnologia
Como falei, o isolamento físico não precisa distanciar completamente você das suas relações sociais. Felizmente, a tecnologia pode nos ajudar muito nisso. Continue telefonando para os seus entes queridos.
Realizar chamadas de vídeo por meio de aplicativos também dá a sensação de proximidade, ainda que não possa visitar fisicamente as pessoas. Além disso, reuniões de trabalho e até mesmo compras podem ser realizadas online.
Evite o excesso de notícias negativas
Em um momento como este, é normal querer se informar constantemente. As redes sociais e a internet contribuem para que a gente fique a par do assunto o tempo inteiro. Porém, isso pode ser prejudicial para a saúde.
O foco em notícias negativas aumenta a ansiedade. Então, tenha cuidado — especialmente com as informações falsas. Procure fontes confiáveis para se atualizar e se lembre de buscar também notícias positivas e entretenimento durante o período de isolamento.
Organize suas atividades em casa
Sair da rotina normal é algo que mexe com as nossas emoções, principalmente se for por vários dias. A dica nesse caso é tentar manter a rotina, mesmo sem sair de casa. Mais uma vez, podemos usar a internet como aliada.
É possível estudar durante o isolamento social, seja realizando atividades de cursos que você já faz, seja se matriculando em novas aulas online. Manter a atividade física, com algumas adaptações, é outro cuidado relevante.
Busque ajuda especializada
Enfrentar dificuldades emocionais durante uma situação de crise como a que o Brasil vive hoje é normal. Se você não está se sentindo bem, vale a pena buscar ajuda. Por exemplo, compartilhando a angústia com amigos ou seguindo o perfil de pessoas que lhe fazem bem.
Além disso, não hesite em procurar psicoterapia online. É viável contar com a ajuda de psicólogos mesmo sem sair de casa. O Conselho Federal de Psicologia está, inclusive, incentivando que os profissionais atuem dessa forma durante o surto de coronavírus.
Não podemos deixar de cuidar da nossa saúde mental em meio ao isolamento social. Isso faz a diferença no nosso bem-estar. Enquanto o perigo não passa, procure manter a calma e seguir as orientações gerais: evitar aglomeração, lavar bem as mãos e usar álcool em gel quando não estiver ao alcance de água e sabão. Estamos juntos!
E então, este post ajudou você a enfrentar o momento difícil? Compartilhe-o nas suas redes sociais!
Comentários (4)
Muito importante essas orientações! Valeu!
Gisele é muito importante esse feedback. Muito obrigada pelo comentário.
Vanessa, temos que tentar tirar o melhor de tudo isso. Por muitas vezes ouvimos ou mesmo falávamos que gostaríamos de fazer algo, mas não tínhamos tempo. Pronto! Agora temos o tempo da quarentena, o sofrido tempo. Vamos orar, fazer leituras prazerosas, ligar para os familiares e amigos que há muito tempo não se vêem ou mesmo se falam.
Muito obrigada pelos seus artigos 🌷 são essenciais para manter a mente saudável diante desse problema atual e temeroso.
Bjsss
Márcia, fico muito feliz por você acompanhar nosso blog. Obrigada por ler os artigos e sempre participar nos comentários. Realmente estamos vivendo um momento que exige isolamento social. Para diminuir as consequências desse isolamento, devemos fazer uso da tecnologia para nos aproximar dos nossos entes queridos. Ligar para aquele amigo que já faz um bom tempo que não se tem contato, ou até mesmo organizar um jantar com os amigos (cada um na sua casa) através de vídeo chamada e colocar a leitura em dia, como você mesma citou.
Obrigada mais uma vez. Aguardo novos comentários aqui no blog.
Que você tenha um ótimo dia