fbpx

Pensando em trocar de carreira? Veja como superar os medos para dar o primeiro passo!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Pensando em trocar de carreira? Veja como superar os medos para dar o primeiro passo!

Vem cá, você está infeliz no trabalho, pensando em trocar de carreira, mas paralisa de medo de enfrentar as mudanças e não consegue nem conversar com seus afetos mais próximos por receio de como vão reagir? Acredite, sei como você se sente e o quão desgastante esse processo pode ser.

Por mais louco que pareça, nosso cérebro interpreta esse estresse como “uma ameaça à sobrevivência”. E olha só, o American Institute of Stress coloca a mudança de linha de trabalho como um dos 20 motivos mais estressantes na vida das pessoas. “Grandes reajustes de negócios” e “grandes mudanças financeiras (para melhor ou pior)” também aparecem no topo e podem formar uma associação, piorando o quadro de ansiedade.

Mas calma, não precisa se desesperar. Se só de ler essas palavras você sentiu o coração bater mais forte, respira e continue comigo, pois trouxe algumas dicas aqui. Espero que elas sejam proveitosas e que inspirem você a dar os primeiros passos para trocar de carreira!

Entenda o que motiva você a trocar de carreira

Quem está na faixa dos 30 aos 40 anos faz parte da Geração Y, mais conhecida como Millenial. Esses jovens adultos viram a internet surgir e se popularizar, crescendo em um ambiente de profundas mudanças sociais. Entre elas, está aquilo o que se deseja ao escolher uma profissão.

As gerações anteriores queriam basicamente conquistar estabilidade no emprego e salário acima da média. Já os millenials buscam mais a satisfação com a carreira e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mesmo que isso signifique ganhar um pouco menos.

Quero dizer que nem sempre é fácil entender o que nos motiva a querer uma mudança. Às vezes, o descontentamento com a empresa onde atuamos e as pressões no trabalho podem nos confundir, nos levando a pensar que não gostamos mais daquilo que fazemos.

Nesses casos, talvez uma troca de ambiente resolva a questão. Ou não! Talvez você realmente não veja mais sentido no que faz e precise rever algumas coisas. Mas por onde começar?

Sugiro que você pare um instante e recapitule o seu caminho. Faça um esboço (um desenho, um esquema mesmo, com papel e caneta) com tudo aquilo que levou você aonde está hoje, tudo o que influenciou as suas escolhas.

Então, monte uma linha do tempo. Marque os interesses que tinha na infância, as afinidades que desenvolveu na adolescência e as facilidades ou dificuldades que encontrou na vida adulta que te levaram à sua profissão atual. Acredite, você terá bons insights!

Aprenda a lidar com os medos e as inseguranças

Não estou dizendo que é fácil. Inclusive, sei bem como o medo pode paralisar as pessoas — o que é natural, já que essa é uma das emoções básicas do ser humano, e é instintivo ter medo de mudar. Como não conseguimos controlar tudo ao nosso redor, as coisas nem sempre saem do jeito que planejamos. Isso pode gerar muita ansiedade e insegurança.

De novo, te convido à reflexão. O autoconhecimento é uma arma poderosa, e uma vez que você sabe o que afeta a sua segurança, é mais fácil desenvolver resiliência para lidar com seus medos. O que mais assusta você? Perder o bom salário e não encontrar oportunidades semelhantes no mercado?

Tem medo do julgamento das pessoas? De “abandonar” tudo aquilo que você investiu até agora (principalmente o tempo dedicado ao próprio conhecimento da área em que atua)? Ainda, sabe que não quer mais fazer o que faz, mas tem receio de não encontrar algo de que goste de verdade?

Frustração, sensação de fracasso, vergonha… São muitas as emoções envolvidas nesse processo. Mas fazem parte do amadurecimento e do caminho de autodescoberta. Avalie o que mais amedronta você para que possa enfrentar com mais força essa passagem.

Monte um plano de transição de carreira

Como eu disse há pouco, não ter tudo sob controle pode causar um alto grau de ansiedade. Em alguns casos, o Ataque de Pânico pode se manifestar: ora pelo futuro incerto, ora só de o profissional pensar em ter que concluir tarefas no emprego atual.

Pois bem, você provavelmente já ouviu que elencar as tarefas em To do lists ajuda várias pessoas a lidarem com a ansiedade, não é? Estabelecer prioridades dentro dessas listas também facilita muito a organização da rotina e o direcionamento dos esforços para cumprir as responsabilidades.

Minha dica aqui é para expandir essas listas em planejamentos. Monte um cronograma factível com a sua vida e que tenha metas alcançáveis. Se são as finanças que te assustam, calcule quanto tempo suas poupanças te dão até você encontrar um novo emprego.

Lembra quando sugeri que desenhasse uma linha do tempo traçando o que fez você chegar aonde está? Depois disso, ficará muito mais fácil saber aonde quer chegar! Avalie o mercado, pense no que precisa fazer para se qualificar e invista novamente em você.

Ter um plano de transição deixa seus desejos, seus pensamentos e suas ações mais claros, e o futuro se torna menos nebuloso. Ao dividirmos o todo em pequenas partes, temos mais controle sobre nossas atitudes e o medo diminui, dando lugar à perseverança.

Conte com a ajuda de um psicólogo

Como mencionei no início do post, trocar de carreira é estressante para a maioria das pessoas. Dependendo do seu nível de estresse e da sua situação, o cenário pode trazer mais instabilidade emocional. O apoio dos amigos e familiares ou o encontro de desaprovação e desamparo, por exemplo, mudam muito a forma como enfrentamos os desafios.

Diante disso, não hesite em procurar ajuda profissional. Conversar com alguém especialista no assunto sempre nos ajuda a organizar os sentimentos para entendermos o que está acontecendo dentro de nós.

A Terapia Cognitiva Comportamental pode proporcionar especial auxílio, pois foca você no presente e na sua situação atual. Também atua para desfazer crenças centrais e tirar pensamentos destrutivos do modo automático, fazendo com que você desenvolva habilidades para lidar com seus medos, suas aflições e suas inseguranças.

Então, não deixe que preconceitos e incertezas impeçam você de trocar de carreira e conseguir a satisfação plena nas esferas pessoal e profissional. Pensa que passou da idade de recomeçar, estudar e buscar seu lugar ao sol? Livre-se da culpa! Sempre há tempo quando o assunto é melhorar seu bem-estar. Existem inúmeros exemplos de profissionais que encontraram o sucesso após recomeçarem aos 30, 40, 50 anos… Inspire-se neles!

Se você sente que está na hora de procurar um profissional, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN