fbpx

Conheça 3 diferentes tipos de ansiedade

Voltar para BLOG DOCKHORN

Conheça 3 diferentes tipos de ansiedade

Você sabia que existem diferentes tipos de ansiedade? Mais que isso, já ouviu falar que essa é uma emoção natural do ser humano? Na verdade, ela é muito útil para a nossa sobrevivência, quando está dentro dos níveis considerados sadios.

No caso, estou falando dos transtornos de ansiedade. Eles são caracterizados pela disfunção ou elevação dos níveis de hormônios e neurotransmissores que controlam a reação de ansiedade do nosso corpo. Por causa disso, vários sintomas desconfortáveis podem surgir e prejudicar a saúde mental.

Quer saber quais são as características dos tipos de ansiedade mais comuns? A seguir, confira como três deles se manifestam!

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O Transtorno de Ansiedade Generalizada se associa bastante a pensamentos e comportamentos, conscientes ou não, que geram uma preocupação constante em diversas situações do dia a dia.

Como eles acontecem de forma recorrente, uma pessoa com TAG passa um maior tempo ansiosa que relaxada. Consequentemente, conforme convive com esse transtorno, os sintomas tendem a trazer dificuldades e desconfortos à rotina.

Os principais sinais da presença de TAG são:

  • sensação de perigo iminente, mesmo quando a situação em volta não oferece nenhum risco;
  • insônia;
  • pensamentos acelerados;
  • angústia;
  • irritabilidade;
  • tensão muscular;
  • problemas de concentração.

2. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Ao contrário do que é dito popularmente, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não se trata apenas de uma mania de deixar as coisas organizadas ou ter um mero incômodo com um quadro torto, por exemplo.

Na verdade, o TOC é capaz de afetar bastante a qualidade de vida de uma pessoa, pois gera pensamentos e comportamentos compulsivos diante de algum gatilho que o desperte, que pode variar de pessoa para pessoa. É muito comum que o indivíduo fique obcecado por ideias ou impulsos, provocando inquietação e aumento da ansiedade.

Um dos principais sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo é a necessidade de ter controle sobre a maior parte das situações do dia a dia. Quando isso não é possível, surge a sensação de medo e de culpa, fazendo com que os pensamentos disfuncionais venham com mais intensidade.

3. Fobia Social

Outro tipo de ansiedade comum é a Fobia Social. Nesse caso, o fator desencadeador é o contato com outras pessoas. A pessoa diagnosticada com esse transtorno tende a se sentir mais confortável sozinha ou perto de alguém em quem confia.

Afinal, estar em contato com muita gente desconhecida, passar pelo julgamento alheio, falar em público ou estar presente em multidões são situações que podem gerar um grande aumento da ansiedade, desencadeando reações como:

  • dificuldade de se comunicar;
  • desconforto extremo;
  • palpitações;
  • vontade de se isolar;
  • suor e tremores em excesso.

Como você viu, a ansiedade se manifesta de várias formas, e cada uma apresenta características muito específicas. É por isso que contar com a ajuda de um profissional, como um psiquiatra, é fundamental para ter o diagnóstico e receber o tratamento adequado.

Além disso, passar por um acompanhamento psicológico faz toda a diferença para lidar com as causas e as consequências desses diferentes tipos de ansiedade no dia a dia. A psicoterapia é uma excelente maneira de aprender a conviver com esses transtornos e evitar que causem um impacto negativo na sua rotina.

Gostou do post e quer continuar lendo sobre o assunto? Veja também o que são fobias e como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar no tratamento!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN